Apenas as câmeras de videomonitoramento não são mais suficientes para evitar ocorrências
O setor de franquias brasileiro deve crescer entre 8% e 10% em 2019, de acordo com as projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Apesar do cenário propício para empreendedores, é preciso cautela na hora de se tornar um franqueado – especialmente com aspectos que muitas vezes acabam em segundo plano ou negligenciados, como a segurança do estabelecimento.
No Brasil, perdas no comércio associadas a roubos e furtos provocam um prejuízo de cerca de 2,25% do faturamento líquido dos estabelecimentos varejistas, contabilizando mais de 1 bilhão de reais. Especialmente para pequenos franqueados ou empreendedores iniciantes, o impacto de um assalto, por exemplo, pode afetar diretamente as contas. Contra isso, investir em segurança patrimonial é essencial.
No entanto, apenas as câmeras de videomonitoramento não são mais suficientes para evitar ocorrências. Por isso, estabelecimentos de pequeno e médio porte podem agora adotar soluções mais robustas que antes ficavam restritas às instituições financeiras, como a Central de AutoDefesa ATK 3000, desenvolvida pela Alarmtek, empresa brasileira que adaptou o sistema utilizado em mais de 9 mil agências bancárias para outros empreendimentos devido aos altos índices de violência.
A solução se destaca porque impede que a ação criminosa seja concluída, assim efetivamente impede o prejuízo. Baseada em Inteligência Artificial, a Central de AutoDefesa aprende com a rotina do estabelecimento para garantir a assertividade nas respostas às ocorrências e combina recursos de autodefesa para a restrição de visão por gerador de neblina, gás neutralizador, sirene, alarmes e CFTV integrado (analógico e IP).
Além disso, pode combinar ainda mais recursos de tecnologia, de acordo com a necessidade de cada franquia, como Controle de Acesso por reconhecimento facial e sistema de comunicação por áudio bidirecional local ou remoto, central de alarme e botão de pânico. Assim, o investimento em apenas uma solução eleva o patamar de segurança do estabelecimento 24h, sem a necessidade de vigilantes.